domingo, 22 de março de 2009

A essência do tango argentino no show "Viaje Al Sentimiento" - São Paulo - SP

Um show de tango autêntico vindo diretamente do circuito off de Buenos Aires é o que o Memorial da América Latina apresenta nos dias 20, 21 e 22 para os amantes da música, da dança e do canto que conquistaram o mundo. Com a participação de 13 artistas portenhos, entre instrumentistas, cantores e bailarinos, o espetáculo inclui uma incursão pelo eterno repertório de milongas e boleros e pelo chamado Tango Novo.

Tudo isso é o que promete “Tangos e Boleros – Viaje al Sentimiento”, show concebido por um dos diretores da Câmera de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, o argentino radicado no Brasil Ruben Eduardo Ali, com o apoio da Embaixada Argentina no Brasil. “Queremos mostrar a São Paulo a essência do tango, que permanece vivíssimo em Buenos Aires, mas onde não vão os turistas”, explica Ruben Ali.

Ao longo do show serão exibidos vídeos sobre, segundo Ruben Ali, os dois maiores protagonistas do tango de todos os tempos: os “argentinos” Carlos Gardel e Alfredo Le Pera. Os dois, amigos inseparáveis, morreram em um acidente de avião, em Medellín, na Colômbia em 1935. A razão das aspas é o fato curioso dos dois não serem argentinos natos: Carlos Gardel chegou criança a Buenos Aires, mas sua cidade natal permanece nebulosa. Teria nascido no Uruguai ou na França? O próprio Gardel fazia questão de manter a indefinição.
Quanto a Alfredo Le Pera, o compositor de seus maiores sucessos (“El día que me queiras”, “Volver”, “Por uma cabeza”, tango que Al Pacino dança no filme “Perfume de Mulher”), esse era brasileiro sem nenhuma dúvida. Nasceu no Bexiga o moço e, ainda criança, acompanhou o pai – italiano comerciante de azeite – quando este se estabeleceu na capital portenha. Lá, além de compositor, Le Pera escreveu os roteiros dos filmes que a Paramount fez para Gardel.

Um dos cantores dessa minitemporada portenha em São Paulo é Abel Córdoba, nome conhecidíssimo na Argentina, onde, durante 30 anos, foi a Voz à frente da famosa Orquestra de Tango Osvaldo Pugliese. Entre os dançarinos, todos de longa trajetória, se destacam Silvio La Via e sua parceira Trinidad. Silvio tem se apresentado em diferentes cenários do mundo. Tornou-se um professor respeitável dos vários estilos de tango. Atualmente ministra aulas na prestigiosa e emblemática Milonga "Grisel", em Buenos Aires.Também estarão presentes Roberto Zuccarino e Maria Blanco, destacados dançarinos que também percorreram diferentes cenários no mundo e atualmente mostram a sua arte no histórico e tradicional " Café de los Angelitos" de Buenos Aires.

Da orquestra de Viaje al Sentimiento faz parte bandoneón, piano, contrabaixo e dois violinos. No repertório, além dos consagrados das antigas, compositores como Piazzolla, cuja obra se tornou um divisor de águas na história do tango, e pós Piazzolla, como Atilio Stampone, Rodolfo Mederos Os músicos, todos com experiência internacional, darão conta de apresentar os assim chamados “tango tradicional”, “tango salão”, “tango moderno” e o “Tango Novo”, atual, que faz sucesso na Europa e flerta com a música eletrônica.

Serviço:
Tangos e Boleros – Viaje al Sentimiento
Dias 20, 21 e 22 de março (sexta, sábado e domingo)
Horário: dias 20 e 21, às 21h, e dia 22, às 19h
Ingressos: R$ 60,00 e R$30,00, meia-entrada
Memorial da América Latina/Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
(ao lado do metrô) - Portões 12 a 15

http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/AgendaDetalhe.do?agendaId=1333

Nenhum comentário:

Postar um comentário