domingo, 4 de outubro de 2009

1º Campeonato de Tango Salão do Conexión Latina - São Paulo - SP

O Campeonato de TANGO SALÃO foi criado pelo 3º Congresso de Tango do Brasil, com o objetivo de valorizar e premiar os melhores casais de dança, no estilo “Social Dance” ou “Dança Social”, aquela que é caracterizada por movimentos e figuras típicas dos salões de baile e não dos palcos de show, onde os dançarinos têm a oportunidade de demonstrar toda a sua técnica, criatividade e desenvoltura através da dança, sem a utilização de movimentos e figuras acrobáticas ou elementos performáticos de outras técnicas de dança que não o tango.

INSCRIÇÕES

Início: dia 16/08/2009

Término: dia 10/09/2009

Não serão aceitas inscrições após a data limite 10/09/2009

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas através do preenchimento de formulário específico fornecido pela coordenação do evento. O mesmo deverá ser preenchido e enviado por email, para o endereço eletrônico alcione@dancata.art.br ou entregue pessoalmente à organização do evento. Os formulários de todos os competidores deverão ser assinados antes do início da competição. Maiores informações pelo telefone 3078-1804.

LOCAL DA COMPETIÇÃO

A competição se realizará durante a

Milonga TANGHETTO na Dançata & Outros Que Tais
Rua Joaquim Floriano, 1063 – Itaim Bibi – São Paulo
Tel. 3078-1804 / 3289-8502 / 8772-6554
http://www.dancata.art.br/

COORDENAÇÃO

Coordenação Geral do 3º Congresso de Tango do Brasil
Margareth Kardosh

Coordenação Geral do 1º Campeonato de Tango do Conexión Latina
Alcione Barros

Apoio e divulgação
Moacir Castilho

CATEGORIAS

AMADOR - Para esta categoria serão aceitos casais nos quais ambos os integrantes exerçam a arte de bailar o tango salão por gosto e não por profissão.

SEMIPROFISSIONAL - Para esta categoria serão aceitos casais nos quais um ou ambos integrantes tenham interesse em exercer, ou já exerçam, qualquer atividade profissional relacionada ao tango salão (aulas, shows ou personal dancer).

Não será permitida a participação de dançarinos nas duas categorias simultaneamente.

FORMATO DO CAMPEONATO

Etapa Eliminatória - Improviso em Grupo - Com a participação de todos os casais inscritos até a data limite para inscrições (dia 10/09/09), a realizar-se no dia 13/09/2009, onde os 06 casais com melhor pontuação serão classificados para a etapa semifinal. O formato da competição dependerá da quantidade de competidores inscritos. A organização do campeonato sorteará 03 ou 04 tangos que serão dançados pelos casais em grupo.

Etapa Semifinal – Com a participação dos 06 casais melhores classificados na etapa eliminatória, a realizar-se no dia 20/09/2009. Nesta fase, os casais se apresentarão individualmente com um tango escolhido e preparado antecipadamente por eles, pode ser uma coreografia ou improviso, esta decisão ficará a critério dos participantes.

Etapa Final – Com a participação dos 03 casais melhores classificados na etapa Semifinal, a realizar-se no dia 04/10/2009. Nesta fase, os casais se apresentarão individualmente com o mesmo tango apresentado na etapa semifinal, escolhido e preparado antecipadamente por eles. Além de uma improvisação com tango sorteado pela organização do Campeonato no momento da competição. Os juízes decidirão durante a competição, quantos tangos serão sorteados. Nesta etapa, somente para a categoria semiprofissional, serão sorteados tangos, tangos vals e milongas.

PREMIAÇÃO

Premiação aos campeões da Categoria Amador:

1º Lugar: o casal amador campeão se apresentará no Baile Oficial do Congresso do dia 11/10/2009 que será realizado pela Milonga Tanghetto na Dançata, dividindo cena com professores convidados nacionais e internacionais. Terão direito também a participar gratuitamente, de todos os módulos do Congresso de Tango 2009 (aulas e bailes) e do Congresso de Samba 2009 (apenas aulas).

2º Lugar: o casal terá direito a participar gratuitamente de todos os módulos do Congresso de Tango 2009 (aulas e bailes).

3º Lugar: o casal terá direito a participar gratuitamente de 01 módulo do Congresso de Tango 2009 (que poderá ser escolhido pelos mesmos) e terá direito aos ingressos de todos os bailes de tango oficiais do Congresso 2009.

Premiação aos campeões da Categoria Semiprofissional:

1º Lugar: o casal semiprofissional campeão se apresentará no baile oficial do congresso do dia 10/10/2009 que será realizado pela Confraria do Tango no Clube Homs, dividindo cena com professores convidados nacionais e internacionais. Ministrará uma aula de tango iniciante durante o Congresso e terá direito também de participar gratuitamente de todos os módulos do Congresso de Tango 2009 (aulas e bailes) e do Congresso de Samba 2009 (apenas aulas).

2º Lugar: o casal terá direito a participar gratuitamente de todos os módulos do Congresso de Tango 2009 (aulas e bailes).

3º Lugar: o casal terá direito a participar gratuitamente de 01 módulo do Congresso de Tango 2009 (que poderá ser escolhido pelos mesmos) e terá direito aos ingressos de todos os bailes de tango oficiais do Congresso 2009.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Figurino - Vestuário dos dançarinos e a combinação entre o casal

Presença Cênica - Expressão do casal e empatia com o público

Ritmo - Tempo, ou tempos, utilizados para executar a dança, considerando a constância e consciência dos mesmos.

Musicalidade - Adequação dos movimentos, passos e figuras à música executada.

Técnica - Domínio dos movimentos e figuras executados e a complexidade dos mesmos.

Originalidade - Utilização de novos e diferentes recursos e/ou movimentos.

Harmonia entre o Casal - Coordenação e harmonia de movimentos entre ambos.

Circulação na Pista – Respeito às regras de circulação de pista para o tango salão. Os casais devem circular constantemente em sentido anti-horário, sem deter-se em um mesmo ponto do espaço, já que isto atrapalharia a circulação da ronda do baile. Mesmo em apresentações solo (improviso ou coreografia) os casais serão avaliados segundo este critério, já que a competição diz respeito ao Tango Salão.

REGULAMENTO

Geral

Os competidores aceitarão as decisões dos juízes e do comitê organizador como definitivas e inapeláveis.

Em todas as etapas do campeonato as planilhas de votação estarão disponíveis, depois de cada competição, para consulta e verificação das notas.

Todos os participantes, uma vez assinado o formulário de inscrição, dão por aceitas as bases do regulamento e autorizam a organização a utilizar sua imagem, para promoções do evento, em VHS, DVD, JPG ou qualquer outra forma de mídia.

Da Competição

O formato da competição na fase eliminatória dependerá da quantidade de competidores inscritos.

A organização geral deverá realizar um sorteio, tipo loteria, com os casais participantes, para determinar a ordem de saída na fase eliminatória do campeonato.

Para a fase semifinal e final, a ordem de saída dos casais será de acordo com a pontuação obtida na fase eliminatória e semifinal. Primeiro se apresentam os que obtiveram menor pontuação até o casal que obteve a maior pontuação.

A pontuação dos competidores não será acumulativa, isto é, ao final de cada etapa, todos os competidores estarão recomeçando a nova etapa com pontuação zerada.

É considerado como improvisação o fato de os casais desconhecerem a música que será dançada, pois a mesma será sorteada pela organização.

Na fase onde se dança de improviso, os casais poderão realizar seqüências de passos previamente combinadas, no momento da música que acharem conveniente, sem que isso descaracterize o improviso.

O estilo “Tango Salão” é caracterizado por movimentos e figuras típicas dos salões de bailes e não dos palcos de shows, onde os dançarinos têm a oportunidade de mostrar sua técnica na caminhada, nos movimentos rasteiros e giros. Demonstrando também criatividade e desenvoltura através da improvisação, sem a utilização de movimentos e figuras acrobáticas ou elementos performáticos de outras técnicas de dança que não o tango.

Não serão permitidos movimentos que invadam o espaço de outro casal na pista. Por exemplo, passos grandes do cavalheiro para trás, no sentido contrário a ronda, quando o mesmo não tem visão da pista. Movimentos aéreos como voleos e adornos altos feitos para fora do espaço do casal e que possam tocar outros competidores. Passos “aéreos”, acrobacias, saltos ou qualquer movimento onde os dois pés dos dançarinos deixem de tocar o chão ao mesmo tempo. Em qualquer momento da dança, ao menos um dos pés deverá estar em contato com o chão.

Recomenda-se aos competidores priorizar a utilização do abraço fechado.

Não serão permitidos passos solo.

Recomenda-se aos competidores, na hora de executar sua dança, seja coreografia ou improviso, não utilizar expressões verbais, como, por exemplo, não cantar as músicas que estão dançando, não falar um com o outro durante a dança, não dirigir-se ao público nem aos juízes verbalmente.

Música

Na fase semifinal e final, cada competidor trará sua própria música e coreografia.

A música que cada competidor utilizar deverá ter uma duração mínima de 01min e 40 seg. e máxima de 03 min.

A referida música deverá ser exclusivamente tango, sem que contenha efeitos especiais, nem outros gêneros musicais ou acréscimo de outros instrumentos que não façam parte da versão original do tema escolhido.

As músicas serão previamente escutadas pela organização, para desqualificar aquelas que não cumpram com o regulamento.

Não será permitida a mixagem de temas de tango, porém, será permitida a edição sobre o mesmo tema a fim de obter a duração requerida.

Aconselha-se aos casais, na hora de escolher as músicas, evitar todas aquelas que possam gerar algum tipo de dúvida, quanto à sua validez para a competição, de acordo com o referido regulamento.

A música deverá ser entregue em formato CD à organização, no momento solicitado. Os CDs deverão conter somente a música a ser utilizada, com a velocidade adequada. Não será modificado o “Pitch”, ao vivo para nenhum casal.

O casal que não entregar o material solicitado pela organização, no formato e prazo solicitados, será desclassificado.

Todos os casais deverão possuir uma cópia do CD, para qualquer possível inconveniente.

Figurinos

O figurino a ser utilizado pelo casal deverá ser elegante e adequado à dança, assim como também deverá estar em boas condições.

Não será permitido o uso de elementos e acessórios estranhos ao figurino, assim como as trocas de figurino em cena.

Não será permitido o uso de cenografia nem elementos de decoração.

Não será permitido o uso de acessórios como chapéu, lenço, capa ou qualquer objeto que não faça parte do vestuário.

Não será permitida a utilização de símbolos religiosos, bandeiras, escudos, ou emblemas referente a algum país, culto ou religião, letras, legendas, marcas, como decoração do figurino, nem nenhum tipo de publicidade.

Calçados

As mulheres utilizarão sapatos de dança com saltos de, no mínimo, 3,5 cm de altura.

Os homens usarão sapatos de dança com salto, que poderá ser de couro, pele, camurça, ou verniz.

É proibido o uso de tênis de dança, sapatilhas, sapatos de balé ou jazz e etc.

Juízes e Ética

Em todas as fases do campeonato, haverá um número mínimo de 03 juízes. A quantidade dos mesmos poderá ser aumentada em qualquer fase, a critério da organização.

Os juízes serão escolhidos dentre o quadro de profissionais de dança, com ampla experiência e conhecimento de tango.

A localização da mesa dos juízes será decisão dos mesmos e da organização geral.

Os dançarinos não poderão participar como competidores e juízes, em um mesmo calendário de campeonatos.

Os casais que estejam competindo, e seus treinadores, não poderão ter comunicação direta com os juízes durante a competição.

Toda a comunicação com os juízes deverá ser feita através do diretor da competição.

É proibido o contato direto entre casais competidores e treinadores durante o curso da competição.

Na necessidade de comunicar algum tipo de eventualidade, como por exemplo, erro na faixa do CD, problemas de áudio, obstáculos no piso, na hora de executar a coreografia ou improvisação, deverão dirigir-se única e exclusivamente ao diretor da competição.

Os Juízes devem sempre pontuar os casais pelo trabalho apresentado e nunca por relações pessoais ou assuntos alheios à dança.

Os Juízes deverão entregar a planilha de votação somente após o término da apresentação do casal em questão, nunca antes.

Os juízes deverão manter durante toda a competição, sua postura como tais, não influenciando os casais, nem marcando o tempo, nem sinalizando com nenhum tipo de orientação.

Os juízes não poderão fazer nenhum tipo de gesto de ironia, risadas, alegria ou descontentamento, por respeito aos casais competidores. Este tipo de atitude será considerada falta de ética.

Serão consideradas infrações éticas as seguintes ações:

A - Qualquer acordo ou intimidação que afete ou tenha a intenção de afetar o resultado de uma competição.

B – As agressões nas competições, tanto verbais como físicas, dentro do contexto das mesmas.

C - Que os organizadores de uma competição rejeitem a participação de um casal que tenha direito a participar, segundo o presente regulamento.

D – O não cumprimento dos artigos do presente regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário