sábado, 18 de abril de 2009

Banda Sinfônica em Tango, Folklore e Cia. - São Paulo - SP

Auditório do Ibirapuera

Dias: 17, 18 de Abril de 2009

Horários: Sexta, 21h e Sábado, 21h

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

Gênero: MIB

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Programação: Regência: Roberto Farias Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Trio MJC - Martinez-Jaurena-Ciavattini

No ano em que comemora o seu 20º Aniversário (1989-2009), a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo brinda o público paulistano com um concerto especial com sotaque genuinamente latino-americano. Os convidados são o Trio MJC - Martinez-Jaurena-Ciavattini (piano, bandoneon, saxofones, flauta transversal e aérofonos andinos), também de Córdoba, um das mais promissoras expressões musicais da música instrumental argentina da atualidade. A regência estará a cargo do maestro Roberto Farias, que foi o fundador da Banda Sinfônica e seu regente titular de 1989 a 2000, e desde 2008 é diretor artístico da Banda Sinfônica da Província de Córdoba, na Argentina.

Tango, FolKlore & Cia. traz um repertório que é resultado de valiosos anos de pesquisa do grupo, com o propósito de elaborar uma proposta instrumental com base na música popular argentina, tanto de raiz rural (folclore) como urbana (tango), procurando dar a essas músicas (e obter delas) uma nova e pessoal visão, traçando um respeitoso caminho de busca de uma linguagem própria no momento de abordar o repertório - muitas dessas músicas tiveram a sua primeira partitura a partir do trabalho do Trio.

Os arranjos originais, escritos e produzidos integralmente pelo trio e que figuram do primeiro CD do grupo , mostram um trabalho que se aproxima muito da tradição da música de câmara. Dessa maneira o conjunto elabora tensões dialéticas (clássico-popular, escrita - tradição oral) combinando junto ao folclore e o tango, estilos e recursos próprios da música clássica contemporânea, como também do jazz.

As versões sinfônicas apresentadas nesse encontro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Trio MJC, que promete ser memorável, são assinados pelos próprios integrantes do Trio, músicos de sólida formação acadêmica e que conquistaram conjuntos sinfônicos e platéias das mais exigentes na comunidade iberoamericana, sobretudo Espanha e Argentina.

http://www.auditorioibirapuera.com.br/detalhe_eventos.aspx?id=332

Nenhum comentário:

Postar um comentário